Institucionalsíndico

Os 7 pilares de um síndico de sucesso

1. Síndico bem informado

É importante não ser pego de surpresa, tenha algum lugar que você possa consultar um relatório de turno de sua portaria, nada pior que sair de uma importante reunião de trabalho e descobrir que o prédio está sem água, não é mesmo?

2. Bom entrosamento com o conselho/sub-síndico

Seu conselho/sub-síndico deveria ser sua salva guarda para muitas situações, no dia a dia muitas decisões precisam de um debate e de opiniões diferentes, o grupo de pessoas que está contigo na sua gestão pode te ajudar a resolver muitas dessas dúvidas, além do fato de um decisão em colegiado ser mais forte do que uma decisão individual.

3. Boa administradora

Um parceiro para te ajudar em todas as questões fiscais e financeira é primordial, aqui no nosso país, as leis mudam, os impostos mudam. Por mais que você seja uma pessoa super antenada alguma coisa pode passar desapercebida e isso pode lhe gerar complicações futuras.

4. Bom Advogado

Muitas coisa acontecem dentro do condomínio, discussões, brigas, problemas com os funcionários, etc. Você não precisa ter necessariamente um contrato mensal com algum advogado, mas é importante ter um próximo, já que muitas vezes esse problemas são coisas inesperadas.

5. Boa Apólice de Seguro

No condomínio, lidamos com vidas, aliás, muitas vidas, temos equipamentos caros e coisas inesperadas acontecem, e para isso é que existem os seguros, então, gerir um condomínio sem uma boa apólice de segura é fora de cogitação.

6. Bom Zelador

Este é o seu braço direito, ele/ela deve ser uma pessoa organizada, com muita paciência, deve saber se comunicar bem, de preferência deve ser uma pessoa atenta a detalhes, um bom zelador/gerente predial te ajudará muito nas suas obrigações diárias, tenha com ele um roteiro de atividades, um check-list semanal e use alguma ferramenta online para acompanhar isso.

7. Comunicação

Você sabia que a maior parte dos síndico que falamos, reportam algum problema ligado a comunicação? Sim … parece fácil, mas se comunicar bem, é complicado e isso muitas vezes gera muitos problemas. O caso mais emblemático é o síndico que resolve criar um Grupo de WhatsAPP e sempre dá problema. Então, vamos começar pelo básico, o mural de avisos e os elevadores, use comunicados impressos, preferencialmente semanal ou quinzenal.
Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *