InstitucionalJaneiro Branco

Janeiro Branco – Quem cuida da mente, cuida da vida

De antemão, o primeiro mês do ano é um alerta sobre a saúde mental, e  simbolicamente chamado de janeiro branco com a intenção de lembrar da importância de cuidar da saúde mental para o total bem-estar e equilíbrio entre o corpo e a mente. Mente sã, corpo são: essa campanha surgiu em Uberlândia, Minas Gerais, em 2014, criada pelo psicólogo Leonardo Abrahão e que hoje cresce em todo o País.

A iniciativa pretende introduzir uma nova temática na agenda nacional, destacando a saúde mental como condição necessária à vida moderna.

Mesmo sendo o país da América Latina com o maior índice de depressão, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a doença ainda é vista como um tema desconfortável principalmente pelos mais jovens, que sabem pouco sobre a depressão e sente vergonha de abordar o assunto.

De acordo com a OMS, a depressão já é o transtorno mental mais frequente no mundo, com mais de 300 milhões casos. Além disso, os brasileiros são os mais ansiosos, calcula-se 9,3% da população sofra de ansiedade. Juntas, as doenças mentais representam a maior causa de problemas de saúde e invalidez no mundo, afastando milhões de pessoas do trabalho e do convívio social sadio.

Zelar tanto pela saúde mental quanto pela saúde emocional é necessário para que as pessoas possam ter pleno bem-estar físico e mental. Afinal, hoje em dia, a carga está cada vez mais alta; pressão por carreira, estudos, profissão, convívio social, problemas familiares, entre outros, afetam constantemente. Aproveite o mês de janeiro para cuidar da saúde mental e ter um ano produtivo.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *