Diferenças entre Vigilante e Porteiro

Dúvidas Comuns!

Em posto de serviço tanto faz colocar Vigilante ou Porteiro?
 
O serviço entregue será o mesmo? Ou estou equivocado?
 
Pensar dessa forma é um grande equívoco!

As funções e atribuições do vigilante e do porteiro (ou controlador de acesso) são diferentes, começando pelos requisitos para exercerem as atividades profissionais.

Um porteiro não exerce as funções ligadas a intervenções de segurança, como o vigilante. Logo, não precisa ter uma formação profissional específica, nem a autorização da Polícia Federal para trabalhar.

Entre as funções que pode exercer, o controlador de acesso (ou porteiro) age como o elo de comunicação entre os colaboradores de uma empresa ou com os moradores de um condomínio, assim como com os visitantes e o ambiente interno, atendendo as demandas e permitindo a entrada de pessoas ou veículos, 24 horas por dia!

Já o vigilante tem suas funções definidas em uma Portaria específica, regida pela Polícia Federal. A principal delas é garantir a integridade das pessoas e do patrimônio 24 horas, em perímetros urbanos ou rurais, e em estabelecimentos públicos ou privados. Também estará apto a atuar em outras atividades ligadas a segurança, tais como, escolta armada, transporte de valores e segurança pessoal.

A escolha entre ter um vigilante ou porteiro atuando 24 horas deve estar atrelada a um diagnóstico efetivo e claro sobre as reais necessidades de segurança, sendo assim possível definir qual profissional se adapta melhor.

O vigilante pode atuar realizando todas as atividades descritas acima, inclusive as atividades de controle de acesso 24 horas que porteiro realiza, no entanto, o porteiro não pode realizar as funções inerentes a função de vigilante.

Tinham conhecimento dessas diferenças de atividades?

Busque a Loyal para a realização de um levantamento técnico customizado de acordo com a sua necessidade e saiba qual profissional deverá atende-lo!

Contrato Segurança, Contrate a Loyal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.