condomíniosInstitucional

Como otimizar a rotina de limpeza no condomínio

Organizar uma rotina de limpeza de condomínio é fundamental para todos. A prática regular evita problemas, acúmulo de sujeira e também ajuda na manutenção de todas as áreas, para que nada se deteriore.

Os condôminos também têm o direito de morar em um local bem cuidado, tendo em vista o investimento feito. Por essa razão, uma limpeza organizada, com um cronograma bem alinhado, é fundamental.

Anote todas as necessidades de limpeza

Antes de começar a montar um cronograma e criar estratégias, é necessário anotar as necessidades mais urgentes de limpeza. Identifique as áreas que os condôminos acreditam ser mais importantes e comece por elas.

Marque uma reunião ou entre em contato com os moradores individualmente para ouvir as ideias e críticas deles. Algumas áreas têm mais acúmulo de sujeira e precisam de uma atenção especial, outras podem ser limpas com menos frequência.

Providencie os equipamentos necessários

Outro passo importante para otimizar a limpeza do condomínio é providenciar  os equipamentos e produtos necessários para realizar as tarefas. Nessa hora, é essencial fazer um bom planejamento, ou seja, organizar toda a rotina, conversar com os profissionais e anotar tudo o que será necessário. Somente assim você saberá o que precisa ser comprado.

Defina uma frequência para a limpeza do condomínio

Você já tem todos os produtos e equipamentos necessários para fazer uma limpeza completa no condomínio. Agora é preciso definir uma frequência para cada atividade, afinal não há necessidade de fazer tudo diariamente.

Na hora de montar um cronograma, leve em conta todas as necessidades do condomínio e as áreas que precisam de uma atenção especial, como já dito. Como base, você pode usar a seguinte rotina:

  • diariamente: higienizar os banheiros comuns, repor toalhas, papéis e produtos de higiene e retirar lixos;
  • semanalmente: lavar as áreas de garagem, escadas e corredores, fazer uma limpeza mais profunda dos banheiros;
  • quinzenalmente: limpar corrimãos, maçanetas e puxadores e lavar tetos e paredes;
  • mensalmente: limpar os vidros, muros, calçadas, esquadrias e fachadas.
Tenha horários estabelecidos

Um ponto muito importante para otimizar a rotina da limpeza de condomínio é estabelecer horários para que os serviços sejam realizados. Isso é fundamental para organizar tudo e também não incomodar os moradores.

Tente não utilizar horários após as jornadas de trabalho mais comuns (até as 18 horas, por exemplo) e também nas pausas para refeições e descanso. A limpeza pode fazer barulho, portanto atrapalhar o menos possível é fundamental.

Organizando uma rotina, os moradores também poderão se adequar aos horários, facilitando a convivência e o cronograma de todos. É importante lembrá-los que a limpeza é fundamental para condomínio e não como deixá-la de lado.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *