condomíniosDicasInstitucionalterceirização

Como gerenciar uma equipe terceirizada?

O primeiro passo para uma solução eficiente de terceirização é escolher uma boa empresa do setor. Assim, antes da contratação, é fundamental solicitar certidões negativas tributárias, certificados de qualidade e referências, além de investigar a situação financeira da futura prestadora.

Atente-se aos detalhes do orçamento e a valores muito inferiores aos cobrados pelo mercado, que costumam ser sinais de problemas ou falta de cumprimento das obrigações legais. É interessante sempre solicitar as planilhas abertas de custos, para entender a composição de preço.

Após a definição da empresa, é preciso pedir, mensalmente, os comprovantes de pagamento de salários, benefícios, encargos e tributos, para garantir a idoneidade da operação conforme a legislação e certificar-se de que os profissionais terceirizados estejam recebendo todos os direitos trabalhistas.

Defina metas e indicadores de performance

Uma gestão com foco em produtividade deve garantir que colaboradores e equipes terceirizadas conheçam a estratégia e as expectativas da empresa.

Os objetivos macro devem ser desdobrados em metas individuais e coletivas, de forma que todos possam compreender claramente o que deve ser feito.

A importância da comunicação

Quando os indicadores mostram problemas nos resultados das equipes terceirizadas, é necessário avaliar, também, aspectos relacionados à gestão. A produtividade depende muito de um bom sistema de comunicação interna, por isso, é necessário orientar, compartilhar informações, esclarecer dúvidas, direcionar esforços, ouvir ativamente e colaborar para a solução de problemas. Cabe ao gestor ser também um comunicador competente.

Treinamentos 

Por conta das mesmas limitações previstas em lei, é preciso atentar para a questão dos treinamentos oferecidos às equipes terceirizadas, já que, muitas vezes, é preciso montar turmas exclusivas para os prestadores e, novamente, cuidar para que não haja qualquer tipo de subordinação neste processo.

Adote práticas de valorização e reconhecimento

Reconhecimento e valorização também são práticas que influenciam a produtividade de qualquer equipe e, por isso, é importante reconhecer o empenho, a dedicação e as conquistas, além de valorizar o talento e a competência. Estas práticas favorecem o engajamento e também a construção de relações onde todos ganham, como devem ser as parcerias de trabalho.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *