condomíniosInstitucionalsíndico

Como criar uma pesquisa de satisfação no condomínio?

Que tal realizar uma pesquisa de satisfação no condomínio e, consequentemente, melhorar sua administração? Por meio dela você será capaz de traçar prioridades em vez de fazer apenas aquilo que lhe parece certo.

Por que aplicar uma pesquisa de satisfação no condomínio?

Muitas pessoas têm dificuldades para expressar sua opinião, principalmente se for para fazer críticas, reclamações ou apontar melhorias na frente de outras. No entanto, com um questionário de satisfação, os moradores podem se sentir mais à vontade para fazer isso.

Se o questionário for preenchido anonimamente, a adesão pode ser ainda maior. Uma pesquisa de satisfação também permite que você tome decisões mais acertadas, uma vez que elas se basearão em dados reais. Com isso, você evita erros ou desaprovações dos condôminos.

Ao fazer uma pesquisa de satisfação, você demonstra que se importa com a opinião dos moradores. Dessa forma, eles se sentirão mais seguros com as decisões que você tomar, e um relacionamento mais sólido entre as partes pode ser construído.

Nele podem ser abordadas questões relativas a saúde, lazer, segurança, infraestrutura, conveniência, prestação de serviços, sustentabilidade, saúde financeira e gestão condominial. Quer sugestões de enquetes a partir desses temas? Confira algumas abaixo:

  • o boleto chega em tempo hábil para o pagamento das cotas condominiais?

  • Qual é o melhor dia e hora para a assembleia geral ordinária?

  • Acredita que algum projeto ambiental possa ser incorporado ao condomínio, como coleta seletiva?

  • Como você considera a segurança do condomínio? Deveríamos investir mais em equipamentos de segurança?

  • Se fizéssemos um projeto para melhorar a qualidade de vida dos idosos do nosso condomínio, como a contratação de um personal trainner, você estaria disposto a ratear as despesas?

  • Qual a sua opinião sobre a acessibilidade no nosso condomínio (rampa de acesso, corrimão)?

    Aplicando a pesquisa de satisfação no condomínio

    Para estimular a participação dos moradores e despertar o interesses deles, coloque anúncios nos elevadores, nos quadros de avisos e nas caixas de correspondências, explicando o que é e para que serve essa pesquisa de satisfação.

    Depois de comunicar os condôminos, é hora de aplicar a pesquisa. Envie o questionário por e-mail ou disponibilize questionários impressos nas caixas de correio de cada unidade. Se você utiliza um aplicativo de gestão de condomínio, pode compartilhar o link do questionário com os moradores.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *