condomíniosInstitucionalsustentabilidade

Ações que o síndico pode propor para promover a sustentabilidade no condomínio

A sustentabilidade ambiental, além de contribuir para a melhoria na qualidade de vida dos condôminos e dos colaboradores do condomínio, também traz resultados positivos para o bolso de todos. Portanto, esses ambientes devem contar com uma gestão ambiental eficaz.

1. Coleta Seletiva

O primeiro é conscientizar os condôminos e os colaboradores sobre a importância de eles adotarem essa prática. Podem ser utilizadas cartilhas informativas que expliquem como funciona a coleta seletiva, com informações sobre a separação correta e a destinação do lixo em compartimentos específicos.

Os coletores de lixo reciclável e os coletores de orgânicos devem ser devidamente identificados e precisam ficar em locais adequados e de fácil acesso. Faça uma parceria com uma empresa de coleta e de tratamento de lixo, ela dará a destinação correta para o material recolhido.

2. Reutilização de óleo de cozinha

O descarte incorreto do óleo em pias ou vasos sanitários causa um grande prejuízo ao meio ambiente, pois os resíduos vão parar em lagos e rios. Além disso, provocam entupimentos nos sistemas do condomínio ou nos sistemas de tubulações públicos.

Dessa forma, todos saem perdendo. Mas você sabia que o óleo de cozinha pode virar sabão caseiro? Algumas empresas recolhem esse tipo de resíduo e o transformam em sabão. Algumas ONGs fornecem tonéis para serem colocados nos condomínios para a coleta do óleo. Contudo, seus condôminos já podem separar esse resíduo, colocando-o em garrafas PETS e acondicionando o material em um local seguro.

3. Utilização de lâmpadas de LED

A instalação ou a substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas LED traz muita economia ao condomínio e protege o meio ambiente. Inicialmente, o investimento pode parecer alto, mas no longo prazo você verá os resultados. Sua durabilidade é ainda maior quando comparada às lâmpadas comuns.

Além de utilizar lâmpadas de LED, instale sensores de presença para que elas acendam apenas quando alguém estiver usando uma determinada área do condomínio.

4. Instalação de descargas inteligentes

Uma maneira de racionalizar a água é por meio da instalação de descargas inteligentes nos espaços de uso coletivo. Nesse caso, a quantidade de água varia de acordo com o tipo de resíduo. Assim, não há desperdício no consumo.

Essa ideia também pode ser incentivada entre os condôminos para ser implantada nos apartamentos. Com um sistema de reúso da água da pia e do box do chuveiro, a economia pode ser ainda maior.

5. Instalação de tambores para armazenar a água da chuva

Uma excelente maneira de economizar água é captando a chuva por meio de tambores e calhas. Essa água pode utilizada para a limpeza de áreas comuns, irrigação de jardins, descargas de vasos sanitários e reserva de proteção contra incêndio.

Aproveite a própria estrutura do prédio para instalar um sistema de abastecimento por água da chuva. Além de economizar e ajudar o meio ambiente, você também afasta o problema de falta de água em períodos de seca.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *